Descrição
Esse vinho é fabricado pela Real Companhia Velha de Portugal com um corte de várias uvas locais portuguesas como Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Roriz e Tinto Cão. Tem denominação de origem controlada do Dão. Este vinho é conhecido como Vinho do Porto a partir da segunda metade do século XVII por ser exportada para todo o mundo a partir desta cidade.Vinhos do Porto do tipo Tawny envelhecem de dois a três anos nos balseiros, passando depois para as pipas de 550 litros. Estas permitem um mais elevado contacto do vinho com a madeira e daí com o ar. Assim os Tawny respiram mais, oxidando e envelhecendo rapidamente. Devido à elevada oxidação os Tawny perdem a cor inicial dos vinhos tintos, ganhando tons mais claros como o âmbar, e sabores a frutos secos como as nozes ou as amêndoas. Com a idade os Tawny ganham ainda mais complexidade aromática, enriquecendo os aromas de frutos secos e adquirindo aromas de madeira, tostado, café, chocolate, mel, etc.É ideal para acompanhar sobremesas como chocolate e bolos de inverno com nozes e mel. Degustado com uma barra de chocolate da Lindt deu um charme ao ótimo chocolate.
- Cor: âmbar escuro, quase terracota, brilhante e não translúcido.
- Aroma: frutas silvestres (amoras e framboesas) e madeira. A madeira deu ao vinho um sabor acentuado de caramelo e tabaco.
- Paladar: na boca é saboroso, mas não muito complexo, com frutas vermelhas (morangos e cerejas), um pouco de álcool mais do que o desejado, apesar de ser esperado isso num vinho fortificado, mas valeu a pena mesmo assim.
- Temperatura de Serviço: entre 15ºC e 16ºC, para não ressaltar a agressividade do álcool que lhe está inerente.
- Graduação Alcoolica: 19%
- Vinho importado de: Portugal.